estaminais12b

Este blog foi desenvolvido pela turma B do 12ºano de 2005/2006 da Escola EB2,3/S de Penalva do Castelo, na sequência da realização de uma pesquisa sobre células estaminais. Pretende-se o desenvolvimento de competências procedimentais e atitudinais do programa de Biologia do 12ºano, nomeadamente o desenvolvimento de opiniões criticas e informadas, a reflexão sobre implicações biológicas e socioéticas, etc.

Saturday, April 08, 2006

Células estaminais não embrionárias neonatais, by Susana Fernandes

Cordão Umbilical
Uma fonte privilegiada de células estaminais é o sangue do cordão umbilical, que contém células estaminais hematopoiéticas, em que é normalmente descartado durante no parto.
As células estaminais presentes no sangue do cordão umbilical não são células embrionárias e, como tal, não se colocam quaisquer questões de natureza ética que limite o seu uso para fins terapêuticos ou de investigação.
As células estaminais adultas dão origem, geralmente, aos tipos celulares dos tecidos de onde são provenientes. Assim, as células estaminais hematopoiéticas da medula óssea ou do sangue do cordão umbilical dão origem a células sanguíneas. Estudos recentes têm vindo a demonstrar que o sangue do cordão umbilical não possui somente células estaminais hematopoiéticas. Tal como na medula óssea, foi identificada uma população de células com elevado potencial de diferenciação, assim o sangue do cordão umbilical contém células estamina endoteliais, as quais desempenham uma importante função na formação dos vasos sanguíneos Embora no presente a aplicação das células estaminais do sangue do cordão umbilical se reduza fundamentalmente a doenças sanguíneas e cancerígenas, experiências em modelos animais sugerem que, no futuro, a gama de aplicações da terapia celular com estas células poderá alargar-se a doenças do foro não imunológico ou sanguíneo, como as doenças neurodegenerativas, a diabetes, disfunções hepáticas e lesões vasculares Também a terapia genética das células estaminais poderá alargar ainda mais a aplicabilidade do sangue do cordão umbilical a outro tipo de doenças, como as doenças metabólicas hereditárias
O sangue do cordão umbilical, têm a particularidade de recolha das células estaminais, estas são retiradas sem afectar a mãe ou a criança. São também 100% compatíveis com o bebé caso este venha alguma vez a desenvolver uma doença. Além disso algumas empresas argumentam que o sangue do cordão umbilical do bebé também poderá ser uma fonte de células estaminais compatíveis com familiares do bebé – irmãos e irmãs, pais e avós.
As células estaminais do sangue do cordão umbilical apresentam inúmeras aplicações terapêuticas ao nível das doenças hematooncológicas, sendo actualmente consideradas uma alternativa às células estaminais da medula óssea. Nos últimos 15 anos as células estaminais do sangue do cordão umbilical têm sido usadas como alternativa às células da medula óssea no tratamento de diversas doenças hematológicas e/ou oncológicas. As células estaminais presentes no sangue do cordão umbilical têm maior capacidade proliferativa do que as que são obtidas a partir da medula óssea ou do sangue periférico (cerca de 10 vezes mais).

Fig.1 – Experiências com o sangue do cordão umbilical
Julgo que a recolha do sangue do cordão umbilical durante o parto é vantajoso, pois assim, com este sangue pode-se salvar muita gente com problemas, embora tenham de ser compatíveis com o respectivo sangue. Outra vantagem é que a recolha do sangue não afecta a mãe nem o bebé e uma vez que também pode ser útil para o bebé um dia mais tarde ou também para um familiar próximo do bebé.

2 Comments:

  • At Thursday, May 04, 2006 4:26:00 PM, Anonymous Anonymous said…

    Após uma profunda leitura a este trabalho, sobre células estaminais embrionárias neonatais, que é aqui apresentado pela Susana, posso dizer que estou de acordo com ela em termos da avaliação como vantajoso a utilização das células estaminais existentes no cordão umbilical. Por vários motivos, um deles, é que, o cordão umbilical possui células estamina endoteliais importantes na formação dos vasos sanguíneos, outro porque as células estaminais têm uma maior capacidade proliferativa do que as células obtidas através da medula óssea. Também porque estas células obtidas pelo cordão umbilical podem estar na cura de doenças hemateoncológicas, e ainda, por não levantarem problemas éticos pois a sua recolha não prejudica a mãe nem o bebé. Outro parãmetro referido pela Susana e que eu considero importante é a utilização destas células estamninais anos mais tarde pela criança caso ela necessite.
    Por tudo isto, a meu ver, estas células recolhidas do cordão umbilical são muito importantes pois têm grandes e variadas vantagens nomeadamente a sua utilização para curas de doenças que podem ser aproveitadas por parte da nossa sociedade.


    Comentário realizado por: Felisbela Pereira a 04-05-2006

     
  • At Friday, May 05, 2006 3:42:00 PM, Anonymous Anonymous said…

    Concordo com a opinião da minha colega Susana já que através deste processo obtêm-se células estaminais sem que haja qualquer sacrificio por parte do dador, isto é, nem a mãe nem o bébé sentem dores. Para além disso normalmente este orgão é expulso e não é utilizado com esta técnica poderá vir a salvar-se no futuro uma vida caso ã pessoa em questão seja compativel com o bébé ou até o proprio no caso deste vir a sufrer de alguma doença que necessite de utilizar células estaminais como em caso de doenças cancerisneas. só não concordo com o facto de que para que o congelamento do cordão umbilical seja feito seja necessário que os pais paguem já que na minha opinião acho que deveria ser obrigatório por lei. por todos estes motivos sou afavor desta tecnica. Claudia Pereira (05/05/06)

     

Post a Comment

<< Home