estaminais12b

Este blog foi desenvolvido pela turma B do 12ºano de 2005/2006 da Escola EB2,3/S de Penalva do Castelo, na sequência da realização de uma pesquisa sobre células estaminais. Pretende-se o desenvolvimento de competências procedimentais e atitudinais do programa de Biologia do 12ºano, nomeadamente o desenvolvimento de opiniões criticas e informadas, a reflexão sobre implicações biológicas e socioéticas, etc.

Friday, April 07, 2006

Crioconservação de Gâmetas, by Cláudia

Crioconservação… Filhos do Frio!!!

Desde a década de 70 que a maioria dos homens e mulheres com problemas de fertilidade têm uma elevada possibilidade de virem a ser pais.
Os cientistas aprenderam a congelar oócitos e tecido ovárico de mulheres com elevado risco de sofrerem menopausa precoce, que podem tornar-se estéreis devido a tratamentos médicos (ex: Quimioterapia) ou das que desejam adiar a maternidade. Este material ultracongelado já foi utilizado para gerar mais de uma centena de gravidezes em todo mundo.
Porem, os avanços científicos no campo da reprodução assistida acarretam sérios dilemas bioéticos e legais, tais como: o aluguer de úteros, a selecção de embriões através de testes genéticos, a clonagem de embriões, criocongelação de óvulos e espermatozóides e a concepção de bebés para salvar a vida de irmãos.
Alguns cientistas alertam para o facto de algumas das técnicas actualmente usadas como a injecção intracitoplasmática de espermatozóides, o recurso a oócitos criogenizados e a transferência de embriões congelados, não terem sido suficientemente avaliadas. Estudos controversos indicam que estes processos poderão acarretar alterações cromossómicas nos embriões.
In Super Interessante, nº69 (adaptado)
Fig.1 e 2- Crioconservação dos gâmetas em azoto liquido com pré-tratamentos e em meios próprios


A minha opinião……

A crioconservação de gâmetas constitui um dos marcos da reprodução medicamente assistida.
Os casais que apresentam problemas de infertilidade só recorrem a bancos de espermatozóides e de oócitos quando já não existe mais alternativas, pois já realizaram todos os tratamentos da RMA e recorrem a ajuda destes por diversos motivos, ou porque um deles apresenta uma doença hereditária que pode passar para os filhos, ou quando o homem não produz espermatozóides, ou quando a mulher teve uma menopausa precoce.
Neste tipo de bancos quando o sémen é doado este permanece intocável durante um período de seis meses, a longevidade do esperma crioconservado ainda se encontra por determinar, mas já foram geradas gravidezes com esperma conservado a 15 anos. Os dadores estão entre a casa dos 18 anos e 29 anos, a identidade destes nunca é revelada.
Apesar de todos os problemas levantados com esta técnica, eu sou a favor dela, pois esta a luz ao fundo do túnel para quem deseja a maternidade.

2 Comments:

  • At Thursday, May 04, 2006 11:29:00 AM, Anonymous Anonymous said…

    As utilizações possiveis para as células estaminais geram em todos os ramos inumeras quesões problemáticas.
    No que diz respeiro à Crioconservação de Gâmetas a minha opinião é positiva, isto é, deve-se utilizar este método, pois se temos esta hipótese de gerar uma gravidez quando por motivos naturais ou quimicos(tratamentos médicos) esta não se pode gerar, temos o direito de utilizar os métodos que melhor se adaptam às situações de cada um.
    Devido ao facto de as consequências que este método pode provocar no embrião ainda não serem completamente conhecidas, acho que este não deve deixar de ser utilizado, pois penso que todos os que desejam têm o dierito de ter filhos, e penso que com o avanço dos estudos à cerca deste tema num futuro próximo será possível engravidar utilizando gâmetas crioconservados sem que o embrião sofra qualquer tipo de anómalia.

     
  • At Friday, May 05, 2006 3:51:00 PM, Anonymous Anonymous said…

    Na minha opinião, julgo que a crioconservação de gâmetas é uma técnica vantajosa, pois a existência de bancos de esperma pode ser útil para casais que queiram ter filhos e não podem . Ou por a mulher ter menopausa precoce ou por um problema de infertilidade do homem.
    Estes bancos também são uteis para a criação de embriões,para a técnica da clonagem que marca um importante avanço da ciência. Para além de todos estes argumentos já referidos é mais uma maneira de obter células sem que sejam sacrificados embriões humanos, assim, através desta técnica a ciência pode avançar.

    Susana Fernandes n.º 20 12.º B

     

Post a Comment

<< Home