estaminais12b

Este blog foi desenvolvido pela turma B do 12ºano de 2005/2006 da Escola EB2,3/S de Penalva do Castelo, na sequência da realização de uma pesquisa sobre células estaminais. Pretende-se o desenvolvimento de competências procedimentais e atitudinais do programa de Biologia do 12ºano, nomeadamente o desenvolvimento de opiniões criticas e informadas, a reflexão sobre implicações biológicas e socioéticas, etc.

Friday, April 07, 2006

Bioconservação de Embriões, by Ana Pina




A crioconservação embrionária consiste no ultracongelamento (cerca de -190ºC) em azoto líquido, de embriões que embora reúnam todas as condições necessárias, são excedentes. Para que possam ser utilizados em tentativas posteriores de engravida. A eficácia desta técnica é superior à crioconservação de gâmetas, contudo, apresenta implicações éticas e biológicas.

A utilidade destes milhares de embriões supérfluos é muito variada, desde guarda-los para originar uma gravidez mais tarde, possivelmente quando um dos progenitores tiver fortes indícios de que ficara infértil (problemas associados ao envelhecimento, cirurgias e doenças), utilizá-los de forma a salvar a vida a irmãos, doá-los a outros casais inférteis, e até, serem utilizados em investigações para fins terapêuticos.

A questão que se coloca é, será ético faze-lo? Serão estas utilizações plausíveis?

“O próprio congelamento dos embriões, mesmo se executado para assegurar uma conservação em vida do embrião — crioconservação — constitui uma ofensa ao respeito devido aos seres humanos, uma vez que os expõe a graves riscos de morte ou de dano à sua integridade física, priva-os ao menos temporariamente da acolhida e da gestação maternas, pondo-os numa situação susceptível de ulteriores ofensas e manipulações.”
(Sagrada congregação para a doutrina da fé)

Neste excerto temos a perspectiva religiosa da crioconservação embrionária. Que como se vê é completamente contra.

“Embriões congelados aumentam o risco de gravidez ectópica
Dr. David Keef e seus colegas da Universidade Brown em Providence, Rhode Island (EUA) comparou o resultado da implantação no útero de 2.452 embriões "frescos" e 392 embriões congelados que foram descongelados. A utilização de embriões congelados causou 17 vezes mais gestações ectópicas (potencialmente letais). Outra pesquisa detectou defeitos genéticos em embriões congelados. A autoridade britânica de fertilização e embriologia humana manifestou grave preocupação. Os resultados das pesquisas foram apresentadas na conferência da Associação Americana para medicina reprodutiva.”
(Maxine Frith. Independent 15.10.03 p 4)

Em cima temos um artigo científico sobre a crioconservação, mostrando algumas das suas desvantagens. Apesar de todos estes contras, a crioconservação embrionária é muito útil, sendo, quanto a mim fundamental nos tempos que correm, visto estarmos numa sociedade baseada no desenvolvimento científico-tecnológico. Sendo as suas aplicações muito úteis.

2 Comments:

  • At Thursday, May 04, 2006 12:27:00 AM, Anonymous Anonymous said…

    Não creio que a crioconservação embrionária seja um bom método. São necessários muitos gastos energéticos para se conseguir manter algo em crioconservação por muito tempo.
    Penso que será bastante mais fácil e menos dispendioso recorrer a embriões recém-obtidos do que a embriões crioconservados, pois em termos práticos, obter embriões é relativamente fácil. Discordo completamente da posição clerical pois não julgo que a crioconservação seja uma falta de respeito para com quem quer que seja, pois durante aquela idade um estado de latência apenas retarda o normal desenvolvimento.
    O maior problema é que a -190 Cº a congelação ainda não é imediata, e nas fracções de segundo que ainda demora, o ADN e/ou outros tecidos podem ficar alterados, temperaturas mais baixas seriam iguais a gastos de energia praticamente incomportáveis.
    Portanto, discordo da utilização, pois acho mais vantajoso o uso de embriões recém-obtidos para todos os usos que se poderiam aos embriões crio-conservados.

     
  • At Thursday, May 25, 2006 10:42:00 AM, Anonymous Anonymous said…

    Apesar de a crioconservação de embriões ser bastante criticada pela religião por ser considerada eticamente incorrecta por julgarem que os casais só podem ter filhos por via natural discordo completamente desta perspectiva! Acho que a crioconservação de embriões é muito util para casais cujo um dos progenitores tiver fortes indícios de ficar infértil devido a problemas associados ao envelhecimento, cirurgias e doenças para poderem deixar descendencia.
    Marlene Egipto 12ºB nº27

     

Post a Comment

<< Home